Ciclo CT – O filho eterno – Cristovão Tezza – Delma

EMM-200514_06

Ao grande escritor CRISTÓVÃO TEZZA : bom dia !

(Perdoe! só digo versos …)

“MOMENTOS ESPARSOS DE VIDA”

(ao FELIPE)

A voz paterna ausente ecoa em mim ;

humilde vidinha recolhida…

No traço de seu livro, agora

ouví-a de forma comovente … !

Como é reconfortante conhecer

em si, a voz paterna ausente … !

Assim, em sua ação,

desvelar seu filho,

há determinação

na figura paterna

que você assumiu …

Minha mãezinha “LIZETE”, só

comigo, ainda nos braços,

num fatídico 24.08.54,

saímos do cortiço-Bangu,

zona norte do Rio

e no “EXPRESSO BRASILEIRO”embarcamos

com destino à Londrina, Paraná …

onde, pelas mãos daquele

mesmo Getúlio, quem implantara também

o “CAFÉ SOLÚVEL” do Brasil …

Minha mãezinha então, lá se empregara

como torrefadora

de café, tipo exportação …

Nos fundos de quintal

da casa dum tio, “Chiquinho”,

tal era toda nossa infância

gasta em meio à laranjeira,

de terra roxa onde brotavam

desde marmeleiro a caquizeiro

às grossas minhocas dos canteiros …

até os muitos ratos se instalavam

no forro da casinha pobre de madeira ,

taí … num resistente coletivo

ventre da mesma habitação …

O elo de vida perdido

pelo abandono de meu pai

a minha mãezinha e a mim,

isso trouxe-me a sós,

ao mundo parido, … nós ?!

Ecoa em mim sua voz :

o seu ensino de pai a filho,

quem nos desvenda alma

senão “FELIPE”, seu filho ?!

Nunca tinha sentido antes

esse grito tão plangente

na voz dum mesmo pai

ainda velando a gente …

Afeto sempre grato !

Desta, Delma .

Deixe um comentário

